Resenha: Faca de Água

Comentários




Sabe quando o livro te prende pela capa e pelo tema? Sempre tem, né? Foi por isso que comprei Faca de Água o mais rápido que pude, como se eu tivesse sede dele. Pena que não me saciou completamente. Mas calma! Não vamos nos apressar, é uma leitura muito válida e vou explicar o porquê das 3 estrelas. Aviso que é uma avaliação bastante pessoal (como qualquer resenha) então não vou fazer você desistir de lê-lo, pode continuar aqui sem medo.



A falta d'água é um tema super importante, atual e amedrontador, concorda? Paolo conseguiu criar um clima tenso e hostil num futuro que pode se tornar real a qualquer momento. O autor já ganhou vários prêmios literários e esse é seu livro de estreia aqui no Brasil, já vou logo adiantando que vou querer os próximos!





Mas vamos ao que interessa.



Imagine um Estados Unidos dividido por direitos de uso de água. Estados inteiros envolvidos em disputas e conspirações para não declinarem na seca, levando não só a economia por água abaixo, mas toda a sua população. Pessoas morrendo de fome, fronteiras, atiradores, rios secando. Essa é a realidade do país e dos nossos 3 protagonistas.



Angel é um Faca de Água, homem responsável por se infiltrar ou invadir fornecimentos de água para desviar em prol de sua superior, Catherine Case. Case é dona dos Empreendimentos Cypress, verdadeiros oásis para os ricos, com suas fontes e muros, ar filtrado e temperatura controlada. Dentro dos empreendimentos, os "5 dígitos" não veem a dura realidade do lado de fora dos muros: seca, ar empoeirado, tempestades de areia e calor sufocante. Americanos e mexicanos pagando caro por cada gota d'água em busca da sobrevivência. Sendo alvo muitas vezes de gangues super perigosas.







É nessa vida que vive Maria, nossa segunda personagem. Texana, Maria mora com Sarah, sua melhor amiga, e busca sobreviver sem precisar se prostituir, como Sarah faz. Mas é claro que as coisas não estão nada bem para ela, pois ela precisa pagar ao Vet apenas para continuar viva, já que seus capangas se aproveitam de todos os que vivem fora dos muros das Cypress. 



Por fim temos Lucy, uma jornalista que escolheu ficar em Phoenix para retratar a dura realidade de quem vive nos desertos recém-criados. Escrevendo para noticiários sangrentos e botando o dedo na ferida dos poderosos, Lucy não vai descansar enquanto houver esperanças de ver Phoenix se reerguer.


E é claro que essas três histórias se entrelaçam de formas surpreendentes.




Cada capítulo é dedicado a um personagem, que se intercalam até que as histórias se cruzem. Você vai começar a divagar sobre quem é o mocinho e quem é o vilão, quem tem o direito de fazer o que faz. Será que existe salvação? Será que a água pode ser administrada de forma com que todos vivam bem? Você só vai descobrir lendo!





Mas agora que você sabe tudo o que precisa para começar o livro, é hora de contar o porquê das 3 estrelas. Simples: superestimação. 


Lembro que me apaixonei pela capa, pela edição linda que a Intrínseca preparou, com suas laterais pintadas de preto, pelo tema super atual e envolvente... Enfim, paguei caro por ele e contei os minutos para começar essa nova aventura. Mas ela só foi 60% do que eu esperava.


Eu tinha acabado de ler Léxico, uma das melhores leituras de 2017 pra mim (Confere a resenha aqui), que me deixou sem ar! Estava super empolgado, esperando uma história tão envolvente quanto, mas Faca de Água tem uma narrativa mais lenta, mais previsível, mais... normal. Um daqueles livros que você fala que é legal, ok, nada mais que isso.



Os primeiros capítulos te deixam um pouco confuso, são arrastados e demoram a engrenar, e quando engrenam você se vê numa história previsível, sem muitas reviravoltas ou frases marcantes. Um livro legal para passar o tempo e só. O final também nem me deu um gostinho de final, morno como todo o resto. Poderia ganhar 4 ou 5 estrelas se eu tivesse lido despretensiosamente, por isso indico-o para que você o leia despretensiosamente, você vai adorar!


Pra quem quiser comprar no precinho camarada (uns 20 a menos do que eu comprei na época) é só entrar aqui:







Um beijo e até a próxima resenha! Não esquece de comentar, adoramos conversar com vocês <3 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!