Descubra sua próxima leitura de acordo com suas séries favoritas

Comentários


A Livraria Cultura, junto com a Arcos Comunicação, lançaram uma campanha impressa onde as "sugestões" dadas para as séries e filmes da Netflix eram feitas em forma de obras literárias. 









Nós, é claro, adoramos a "brincadeira" e decidimos expandir essa lista para mais séries e filmes, dando um pequeno porquê deles estarem relacionados à obra audiovisual. 

Preparados? Vamos lá!


Black Mirror

A série britânica Black Mirror inquietou a todos ao expor situações distópicas num futuro próximo e que são bem capazes de acontecer. Os 3 livros indicados para os fãs da série são exatamente isso.

Em Eu, robô, ficamos a par da evolução robótica pela roboticista Susan Calvin, e a sociedade dos robôs é tão inquietante quanto qualquer episódio da série. N'A Máquina do Tempo, H.G. Wells aborda uma nova sociedade no futuro, junto com o colapso do nosso planeta. Não é um futuro tão próximo quanto o universo de Black Mirror, mas as questões filosóficas e sociológicas presentes no livro nos fazem refletir bastante.  Por fim mas não menos importante, o Jogador nº 1 figura nossa lista, nos introduzindo a um mundo perfeito, o Oasis, que é a fuga virtual para nossa triste realidade. Poderia muito bem ser um episódio de Black Mirror! 





Grey's Anatomy

Esse drama americano já tem trocentas temporadas e trilhões de fãs por todo o mundo. Deixando de lado a hipérbole, a verdade é que séries que abordam a condição humana em comunhão com temas médicos são sempre um sucesso. Assim como os livros indicados. 

Nada dura para sempre com certeza é a estrela dessa lista. Sidney Sheldon conseguiu criar 3 personagens marcantes com histórias incríveis que merecem dividir a atenção que você dá para Grey's Anatomy. Por outro lado, A Escolha não chega a ser um drama médico, mas o romance e as escolhas feitas durante a narrativa prendem tanto quanto a série. Já em Hospital, Arthur Hailey disseca a instituição numa leitura fluida, dinâmica e que viraria um ótimo filme, ou até mesmo uma série para disputar o pódio com Grey's...




Orange is the New Black

Mulheres fortes, um pouco de humor, ação e drama. Essa mistura te fez ficar prisioneiro(a) da série, não foi? Então nada melhor que estender essa sensação para 3 obras literárias incríveis:

Se não tivesse Stephen King essa lista não seria minha, Quatro Estações traz quatro contos do mestre, sendo a primeira uma aula de narrativa dentro do presídio de Shawshank. Prepare-se para as desgraças da prisão mais uma vez. Prisioneiras faz parte de uma série do Dr. Drauzio Varella onde ele explora a dura realidade dos presídios brasileiros, vale a pena conhecer outras prisioneiras que não estão em Litchfield! Algumas pessoas não sabem ou não dão o devido valor, mas a série é baseada em fatos reais, então nada mais justo que indicar o livro que originou as personagens mais queridinhas da netflix. Orange is the New Black





Orphan Black

Ciência, clonagem, religião e Tatiana Maslany. Tudo isso originou uma série incrível e que vale a pena ser assistida, assim como as obras dessa lista merecem ser lidas.

Robin Cook poderia estar na lista de Greys anatomy, mas o lance da ciência como um todo é bem mais forte nessa obra que apenas um caso médico, por isso, Cérebro é uma obra que você precisa ler o mais rápido possível. Anjos e Demônios aborda aquelas velhas sociedades secretas que Dan Brown adora, mas a junção da ciência e religião é tão forte que merece estrelar nossa lista de Orphan Black. Já Kazuo Ishiguro aborda questões humanas numa distopia de cortar o coração. Não me abandone jamais é uma extensão perfeita de Orphan Black.




Vikings

Últimas recomendações! Cheias de sangue, conquistas e glórias! Preparados para embarcar num navio e saquear as livrarias em busca dessas obras sugeridas para quem assiste Vikings?


Abominação é um livro recém-lançado da Darkside que além de ter uma narrativa explosiva, vai ficar lindo na sua estante. Embarque nas invasões vikings á Inglaterra do século IX. A Mitologia Nórdica é muito rica e fica ainda mais preciosas nas palavras de Neil Gaiman. Pra quem é fascinado por essas histórias, a obra é leitura obrigatória. Não podemos falar de Vikings sem citar Bernard Cornwell. O Último Reino é o clássico dos clássicos e as Crônicas Saxônicas com certeza vão dilacerar seu coração e sua mente. 

E aí, curtiu a lista? Não esquece de deixar um comentário com mais obras para enriquecer as indicações, aguardamos suas sugestões! Até a próxima.


2 comentários:

  1. Em Stranger Things não pode faltar o livro "A incendiária", de Stephen King. Se ler o livro e assistir a série perceberá as semelhanças entre a Eleven, sua história e o livro. E, se não me engano, ouvi comentários de que os criadores realmente se inspiraram neste livro para criar a personagem e toda a sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcella! A série toda tem muitas referências ao King, adorei demais.

      Excluir

Valeu pelo comentário!