Resenha - Jackaby

Comentários




Jackaby foi lançado em 2015 pela Editora Única e é o primeiro livro do escritor William Ritter, o qual escreveu no meio da noite em dois hemisférios diferentes, como também é o primeiro livro de uma série de quatro (até o momento). O que instigou a ler o livro foi uma frase escrita no cabeçalho da capa “Para os fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who”, claro que a partir disso construí uma expectativa grande em relação ao livro, que logo foi desmoronando (é uma narração previsível).


O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista, Abigail Rook, uma jovem europeia que pegou todas as economias guardadas para seus estudos em uma faculdade e fugiu para trabalhar em uma escavação de dinossauros, querendo provar a seus pais e a si mesma que era capaz de trabalhar em campo. 

Porém, a sua primeira aventura fora das páginas dos livros mostrou-se mal sucedida e com o dinheiro curto pegou um navio que a levaria de volta, o que não esperava era que o navio estava indo rumo ao novo mundo.


Com sua chegada ao novo continente, especificamente na cidade de New Fiddleham, Abigail sai à procura de um emprego, encontrando novamente um anúncio que evoca seu lado ansioso por aventura. A oportunidade é para trabalhar como assistente de um detetive, Jackaby, o qual é mal falado pelos cidadãos e não muito bem visto por algumas autoridades, isso devido a ele ser um “vidente”, que em seu ponto de vista é alguém com um dom para ver coisas sobrenaturais.

Quando vai até o local para se candidatar a vaga, Abigail logo se vê indo atrás de Jackaby para cena de um crime e sem saber se tinha conseguido ou não o emprego, aventura-se ao lado do detetive na: A caça pelo misterioso assassino de New Fiddleham. 

A narrativa a princípio parece confusa, pensando que fosse até mesmo um erro editorial, mas é somente a forma como Ritter escreve, misturando algumas falas de mais de um personagem e cenas no mesmo parágrafo. E cadê os elementos de Sherlock? Esses são perceptíveis em algumas características na personalidade de Jackaby e na forma como Abigail tenta ser detalhista e dedutiva nas cenas. E quanto aos elementos que remete ao Doctor Who? Esses ficam também em relação a personalidade de Jackaby e a sua forma de vestir (gorro, cachecol gigante, um casaco cheio de bolsos), além dos elementos sobrenaturais que estão presentes, como fantasmas, banshee, metamorfos, entre outros.

Deixe seu comentário! Se já leu, se tem interesse em ler ou sua opinião. "A leitura é uma experiência muito mais interessante quando pode ser compartilhada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!