Resenha - As 100 Piores Ideias da História

Comentários


A pior ideia é não comprar esse livro!
"As 100 Piores Ideias da História" é uma daquelas obras que servem pra você desanuviar a mente depois de uma leitura pesada. Com uma linguagem simples, layout agradável e super irônico, os autores relatam histórias reais que, na maioria das vezes, soam bem ridículas.

"Existem joias lapidadas da burrice humana que são de valor incalculável. Verdadeiras obras-primas da imbecilidade. De uma estupidez fortalecida por esteroides usando um gigantesco chapéu de burro com uma única palavra: DÃÃÃÃ..."
Antes de tudo vamos explicar como a obra funciona: A cada virada de página somos apresentados a uma ideia idiota, que recebem um título à altura, às vezes uma foto e a descrição da má ideia. Daí então temos 6 blocos de texto: "os gênios por trás delas" que traz o nome daquele que teve a ideia, " a sacada aconteceu" com o ano da burrada, "Resumo da ópera" com o desenrolar da ideia, "de mal a pior" as consequências da ideia, "Deu no que deu" que conta o desfecho e por fim "reflexões posteriores" que traz curiosidades pós ideias ruins. 


Essa fluidez é ótima pra quem quer uma leitura rápida e despretensiosa, eu por exemplo li o livro em um único dia. A cada ideia descoberta a sua vontade é ler a próxima e descobrir se ainda existem realmente coisas piores pra acontecer. 

Como nem tudo são flores (até porque se fosse daríamos 5 estrelas), vamos aos pontos negativos, são dois: algumas ideias nem podem ser consideradas ideias, já que são apenas consequências que não necessariamente estão ligadas a algo pensado. Além disso, a preocupação de limitar duas páginas para cada ideia reduz a quantidade de informação contida, o que às vezes deixa a ideia um pouco vaga. Mas nenhuma das duas coisas atrapalha a leitura que vai te fazer repensar na fé que você deposita na humanidade. 

O livro é dividido em 10 seções, digamos, estúpidas (além dos blocos curtinhos com temáticas especiais). Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

01. Mancadas de matar e tropeços históricos

Nesse bloco temos ideias que, em sua maioria, originaram guerras, mortes e tragédias. Como por exemplo o protocolo de privacidade que podia ter evitado o 11 de Setembro e o "Botão Vermelho" do presidente dos EUA que pode disparar misseis a qualquer momento até mesmo se ele cair por cima sem querer. 

02. Artistas deslumbrados (porém desmiolados).

Deixando as tragédias de lado, aqui temos ideias mais hilárias, como um empresário que montou uma dupla de cantores que NÃO CANTA e artistas que recusaram papeis icônicos no cinema. 

03. Invenções ineptas, produtos patéticos e serviços sem sentido.

E se eu disser que os "dardos" podiam matar? Sim, aqueles que nós brincamos jogando num alvo! Além disso, o bloco traz outros produtos que precisaram ser melhorados ao longo do tempo ou que nem deveriam existir no mundo para ele ser um lugar melhor pra se viver.

04. Políticos politicamente incorretos.

Como o nome do bloco já diz, aqui encontramos bolas fora dos presidentes, ministros, reis e quem mais estiver no poder e for burro o suficiente para ordenar que todos continuem na cidade para votar enquanto UM VULCÃO JOGA LAVA PRA TUDO QUANTO É LADO!  


05.Bola fora: pondo a inteligência para escanteio.

Aqui uma seção ligada aos esportes: basebol, futebol americano, ciclistas e tantos outros que fizeram estádios irem à loucura, mas não no bom sentido. Ah! Aqui também você encontra o O. J. Simpson e toda a sua polêmica. 

06. Estratégias de guerra que foram verdadeiras bombas.

Voltamos à guerra. Porém com um foco diferente, já que falamos de estratégias de guerra furadas, líderes burros e agentes duplos. 

07. Uma saudável dose de burrice.

Saúde! Esse bloco é de fazer você pirar (como os chapeleiros que utilizavam mercúrio na confecção de seus chapéus). Prepare-se para encontrar ideias de "cura" que fazem exatamente o contrário ou são placebos ridículos. 

08. Eles estão no noticiário (e fora da realidade).

Big macs, balões e outras notícias que fizeram o mundo se desesperar, como por exemplo o Bug do milênio. Veja por si só até onde a burrice humana é capaz de chegar. 

09. Ideias de jerico por terra, água e ar. 

Cruzeiros, dirigíveis e carros Ford. O quão burras são as pessoas que criam as coisas sem testar/garantir a segurança de seus compradores? Aqui temos a faixa bônus mais esperada do livro todo (pelo menos por mim): O Titanic!

10. Cientistas loucos e os monstros que eles criam.

Pesticidas, peixes gigantes e mais uma barbaridade de experimentos escrotos que quase acabam com espécies inteiras. Eis o que o ser humano é capaz de inventar!


E é isso galera! Corram pra garantir um exemplar e ler pra se divertir com o modo de escrita dos autores. Eles utilizam termos do que se está falando pra deixar tudo mais engraçado, com tiradas de sarro, mensagens de duplo sentido e piadas de tiozão. É um bom livro pra se dar de presente, ein? Agradecemos à Editora Valentina pelo livro cedido por parceria. Vale super a pena a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!