4 Livros para quem quer conhecer (e amar) a literatura nacional

Comentários


Diante de tantos novos escritores brasileiros, porque os jovens ainda teimam em não apoiar a literatura nacional dos dias de hoje? Essa é uma pergunta que me faço todos os dias. Será que é algum trauma adolescente por ter sido obrigado a ler Memórias Póstumas de Brás Cubas? Afinal é um grande livro, mas que, vamos combinar, ninguém com 15 anos quer ler.

Pra ajudar esses jovens e dar boas dicas pra quem acompanha esse ressurgimento, listamos aqui 4 livros imperdíveis que farão você repensar e voltar o olhar para esses grandes escritores da terra-brasilis. Preparado?





Esse já virou leitura obrigatória entre os jovens e a lista não poderia ter começado melhor. Na história Ablon, anjo renegado e único sobrevivente após o expurgo do céu e a caçada na terra, vaga pela terra vivendo todas as eras e vivenciando os acontecimentos da história da humanidade. Assim que o Apocalipse chega, Ablon tem a difícil decisão de decidir de que lado irá lutar ao ver Lúcifer se levantar e declarar guerra aos arcanjos. Batalha essa que não só decide o futuro da humanidade, mas sim, o futuro de todo o universo.

Spohr criou um mundo complexo, com personagens profundos e histórias de uma vastidão incrível, é muito difícil encontrar alguém que não curtiu essa fantasia cheia de intrigas. Aliás, não é difícil de encontrar na internet teorias e mais teorias sobre esse novo mundo. 



Uma série que merece muito prestígio é a saga de Jack Farrell. Uma viagem incrível e mágica com uma riqueza cultural invejável. Escolhi o terceiro livro da saga por ser o meu favorito, mas vocês devem começar com a leitura de " Jack Farrell e A Ordem do Templo". Aqui, vemos a incrível batalha entre o deus-jaguar Tezcatlipoca e a Serpente Quetzalcoatl, além disso Jack e outros alunos da Academia dos Cruzados acabam viajando para o passado em busca de Gwen que desaparecera misteriosamente. Lá eles terão que enfrentar os perigos místicos das terras mexicanas e encontrar com o Capitão Hernán Cortez, que está encurralado por milhares de guerreiros enfurecidos. 

A viagem cultural e mágica é completamente encantadora, você com certeza vai querer ler mais obras nacionais após essa saga que conta com ilustras incríveis e detalhadas.




Cansado de vampiros que brilham no sol? Então tá na hora de ver o que esses 7 vampiros portugueses enviados do inferno fazem na Terra de Vera Cruz. Com uma carga dramática muito boa, poucos furos e ambientação nacional, Os Sete é uma das maiores obras primas do já renomado escritor André Vianco. 
No livro, uma equipe de exploradores encontram, submersa, uma caravela portuguesa de 500 anos. Dentro dela, um enorme caixão de prata. Dentro dele, sete cadáveres aparentemente inofensivos, até que uma gota de sangue faz com que eles comecem a despertar. Os sanguessugas são Inverno, Tempestade, Gentil, Acordador, Espelho, Lobo e Sétimo, cada um com um poder mais incrível que o outro. Vianco já é conhecido entre os jovens, por isso é bom você ficar por dentro de suas obras. (Leia a resenha completa aqui).



Uma obra curta, impactante, visceral, inesquecível. Raphael Montes demonstrou todo o seu domínio sob o horror e criou uma história que realmente dá calafrios e vai te fazer pensar por um bom tempo. Nele, 7 contos, cada um envolvendo o vilarejo em questão e um pecado capital, com referência ao demônio que representa o pecado. (me rendeu uma boa briga com uma religiosa dentro do ônibus, quando me viu lendo um capítulo entitulado Satan). O melhor do livro é perceber como o homem é cruel, a ponto de superar o próprio demônio. As histórias se entrelaçam e têm um final incrível. Vale a pena devorar esse livro tão fino, mas com a potência de um soco no estômago. (Leia a resenha completa aqui.)


É isso! E aí, você colocaria mais algum livro nessa lista? Conta pra gente!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!