Focus Features e suas animações curiosas

Comentários


Ontem, após ler um artigo ocultista sobre o significado do longa "Coraline", parei para prestar mais atenção aos filmes da Focus Features, em especial suas animações cheias de significados interessantes e bem sombrios, tanto é que não indico para crianças.

Lembro que fui assistir Coraline na estreia (li o livro quatro vezes e se você só conhece o filme não perca tempo, leia nossa resenha sobre essa obra-prima aqui.) E nesse dia a sala encheu de crianças, claro. Mas o mais engraçado foi que logo no início, quando a Outra mãe costura uma bonequinha de Coraline em 3D, várias crianças começavam a chorar descontroladamente, forçando às mães a saírem da sala para acalmar os pequenos. 

Não os culpo, até porque ver uma agulha gigante perfurar seu olho logo de primeira não é coisa pra criancinha, hahahah. 







Daí então assisti 9 - A Salvação, que, mesmo com alguns furos de roteiro, tem um visual muito interessante e uma história cativante. Claro que não fez tanto sucesso quando o seu predecessor, mas vale muito a pena ser prestigiado.

Mais dois filmes que entram para essa lista são Paranorman e Boxtrolls, o segundo não é bem um "terror" propriamente dito, mas não deixa de ser tão curioso e primoroso quanto os outros três.




Enfim, esses são os quatro filmes que todo mundo que é fã de animação deveria assistir da Focus Features, existem outros, claro, como Hop e o futuro Kubo e a Espada mágica.

CORALINE


Claro que é o favorito da lista! Coraline conquista qualquer pessoa, seja livro ou filme. O filme ainda é mais leve que sua versão escrita, mas não perde o brilho e o temor de ter uma criatura sobrenatural querendo sua alma. 

O filme faturou mais de 16 milhões de dólares na sua estreia e conta a história de Coraline, uma criança curiosa que acaba de se mudar para uma casa fria e monótona. Seus pais meio que não ligam tanto para ela, então ela sai para explorar. O que ela não sabia era que atrás de uma pequena porta bloqueada por muros dentro de sua nova casa teria um mundo paralelo, muito mais atraente e comandado pela sua "outra mãe", uma mulher idêntica à sua mãe verdadeira, se não fosse por um simples detalhe: há, no lugar de seus olhos, dois botões negros e brilhantes. 




9 - A SALVAÇÃO


Homens x máquinas vocês já conhecem, mas que tal uma versão bonecos de pano x máquinas? Parece uma batalha vencida, mas se engana quem pensa isso. Num mundo exterminado por máquinas pensantes e rebeldes, a única salvação dos seres humanos, já dizimados, está nas mãos de 9 bonecos de pano. 


1 - Para nos Proteger.
2 - Para nos inspirar.
3 - Para nos definir.
4 - Para nos ensinar.
5 - Para nos guiar.
6 - Para nos conduzir.
7 - Para nos defender.
8 - Para nos guardar.
9 - Para nos salvar.

Se prepare para uma batalha épica e improvável. A única ressalva que me fez não dar nota máxima é o fim com gostinho de quero mais e uns furinhos bobos e mal esclarecidos de roteiro.


PARANORMAN


Sombrio e engraçado, esse vai pra lista como um queridinho do cinema comercial, talvez o seu único ponto fraco. Paranorman se desenvolve muito bem e trata até de assuntos como preconceito e união. Cheio de referências a clássicos B, Paranorman é um daqueles filmes pra assistir com a galera. O que a Focus faz muito bem é exatamente trazer elementos de terror pra dentro de suas animações e
que realmente dão medo. 
 Assim como nos citados acima, são esses detalhes que deixam toda a produção ainda melhor. Roteiro impecável onde Norman, uma criança paranormal de 11 anos que vê e fala com fantasmas, acaba recebendo uma missão de seu falecido Tio Prenderghast de acabar com uma bruxa que até então era apenas uma lenda.


BOXTROLLS



Um daqueles filmes que você não sabe o que é mais bonito: o visual ou a história. Boxtrolls é um daqueles filmes despretensiosos que nem chamam muita atenção do público mas que surpreende a quem assiste. Ovo é um órfão que vive com os Boxtrolls numa cidade subterrânea longe dos olhos humanos. Eles são caçados no mundo superior e por isso só saem para a superfície à noite. Quando Peixe, o pai adotivo de Ovo é capturado, o menino que imagina ser um Boxtroll acaba saindo para salvar a sua família e descobre que a história está apenas começando sobre sua vida e toda a maldade que existe no mundo dos humanos. 
Talvez a forma como ele foi feito deixe algumas pessoas chateadas por não ter todo aquele floreio que se espera de uma animação, mas isso não tira o brilho dessa produção.

E aí galera? Que filme distribuído ou produzido pela Focus te conquistou? Conta pra gente!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!