Vida de Seriador Nº6: Que nível de Seriador você é?

Comentários



Podem falar o quanto quiser, mas sim, existem níveis de Seriador .
” Eu assisto 3718271827 séries”.
” Eu assisto 15 das 15 melhores séries do mundo”.
” Eu sei de tudo sobre todas as séries”.
Afinal, que nível de seriador você é?
Não é fácil classificar Seriadores em níveis, até porque nem todos que se dizem seriador são REALMENTE seriadores. Por isso, usando meu pouco conhecimento do mundo, decidi criar esses simples Níveis. Acredite, não estou querendo julgar ninguém, nem taxar. Ser seriador é um estilo de vida. :D
Dividi os seriadores em 10 níveis ( 11, para falar a verdade) que vai de 1 ( menos seriadores) até 10 ( mais seriadores), então vamos lá.
 Nível 0 ( Zero) – Pré – Seriador 
 É aquela pessoa que está começando a entrar no universo dos Seriados, assiste um ou outro ( na maioria das vezes pela TV)
 Nível 1 – iniciante 
Para passar de Pré-Seriador para Iniciante é rápido e quase ninguém percebe a diferença, quando você olha: já é um seriador.
O seriador Iniciante  acompanha poucas séries, não usa nenhum sistema de marcar seriados ( como BS e orangotag), sabe pouco sobre o vocabulário Seriador, e não sabe ainda as datas das séries ( Mid, Fall, Summer e….)
Ele fica feliz acompanhando suas séries, as vezes até pela internet. Mas esse Seriador ainda não conhece as ‘ traquinagens’ de encontrar séries.

Nível 2 – Iniciante Formiguinha
Para passar do Iniciante para o Iniciante formiguinha, assim como o anterior, é muito rápido e quase imperceptível. O iniciante Formiguinha, ou IF,  começa a descobrir o mundo das séries pela internet, não que ele vá ver todas as suas séries por ali, mas e por ali que ele descobre que existem outras séries, e com um estalar de dedos, ele já está acompanhando um pouco mais.
Nível 3  – Iniciante Discípulo  
Com o início do uso da internet para acompanhar séries pelo IF, o seriador se transforma num Iniciante Discípulo(ID): ele começa a usar as redes sociais para conhecer melhor sua série, e começa a aprender sobre coisas que não sabia sobre os seriados. Mas, principalmente, começa a interagir com outros seriadores.
Nível 4 – Intermediário.
É uma longa jornada do ID para o Intermediário. Porquê um seriador intermediário é aquele que já absorveu milhares de conhecimento : Vocabulário, o calendário, já sabe o que é o verbo shippar e suas conjugações. Geralmente um Seriador Nível 4 já tem um grande numero de séries na sua grade, e é mais ou menos nesse nível que ele conhece o Banco de Séries ou o Orangotag.
É também nesse nivel que ele se percebe um seriador de verdade, já que já possuí o conhecimento básico e está quase que fissurado por suas séries.
Tambem é nesse nivel que ele começa a conhecer os atores, procurar por eles no google e…
Nível 5 – Aquele que você perde a vida social. ( Vulgo: Intermediário Avançado)
Passar  do nivel 4 para o nivel 5 é moleza, afinal, add série na grade do BS é muito facil. Um seriador nivel 5 é aquele que assiste tantas séries que mal consegue respirar, tem tanto shippes que já esqueceu de ser feliz. Esse é um nivel extremamente LINDO para um seriador, quando se chega nesse nível é quase como receber um diploma.
Um seriador desse nível tem um pouco de vergonha de sua vida, afinal, que vida?
Nível 6 –  Aquele Que sua vida social já virou uma lembrança e você  finalmente aceita o que é ( Vulgo: Avançado Intermediário)
Nesse nível você assiste tanta, mas tanta série, que não importa se a série está excelente ou não: você quer simplesmente assistir. Dormir já não é uma opção, sair com os amigos uma vez ou outra ( se eles forem seriadores esse numero pode ser maior) tá mais que bom. Você finalmente aceita o que é e não tem medo de falar para todos ” EU SOU UM SERIADOR” você indica série como se ela fosse drogas, e você realmente quer que seu melhor amigo comece a assisti-la.
Nessa época você começa a ter seus atores favoritos.
Nível 7 – Aquele que tudo explode ( Vulgo: Avançado Avançado, ou AA)
Você está com muita série, mas muita mesma. Nesse momento você, que já dominou todo o vocabulário, finalmente domina as siglas. Afinal ficar escrevendo Orange Is the new Black ouThe Walking Dead é coisa de Nivel Iniciante, você ja solta OITNB e TWD… e não para por ai, cada série tem sua sigla. Você nunca vai reconhecer todas as siglas, mas um seriador AA sabe pelo menos todas as siglas das séries famosas
E também aqui que ele reconhece o nome de alguns shippes, mesmo não assistindo a série, as vezes ele é até capaz de falar quem participa:
Aimily – Aiden + Emily – Revenge
Delena – Damon + Elena – TVD
e por assim vai…
Nesse nível você começa a brincar de ” Conheço você de qual série?”
Você já tem um longo conhecimento de séries, e você começa a brincar consigo reconhecendo atores de outras séries. Também e nesse nivel que você Vira um Stalker de seu Ator favorito e tente a assistir todas as séries que ele participou e tenta saber tudo sobre a vida dele
( Admita, quando o seu ator vai ser papai ou vai se casar, você deseja todas as felicidades para ele – mesmo desejando que ele fosse seu. Ou quando sua atriz fica grávida você fica emocionalmente feliz, mas fica meio receosa sobre como a série vai continuar: Se vai entrar em hiatus, se a pesonagem vai ficar de cama – Grey’s Anatomy mandou lembranças ou se a personagem também vai engravidar [ admito que adoro quando isso acontece])
Nível 8 – Aquele que o seriador percebe que não é preciso ver todas as séries para ser Seriador ( Vulgo: Seriador Controlado)
É nesse nível que sua grade diminuí um pouco, afinal, você não quer ficar perdendo seu precioso tempo assistindo séries chatas. Afinal, você já está superando quase todos os níveis de seriador, é chegado o momento de atingir um patamar ainda mais alto, onde quantidade não significa qualidade.
E nesse patamar que você percebe as séries que você realmente ama, o Shippe que você realmente quer que de certo, e é nesse patamar que você fica mais critico e ainda mais protetor de sua série favorita. É nesse patamar que você percebe que finalmente está chegando onde quer chegar. Foi uma longa ( põem anos nisso) jornada desde o Pré seriador.
Nível  9 – Aquele que você está chegando lá ( Vulgo Seriador Que Sabe) 
Sua grande já não é tão grande quanto dos primeiros níveis. Mas você é feliz ( mentira, não existe seriador feliz ) com as séries que tem, é nesse momento que você começa a reparar em outras coisas da série, é nesse momento que você repara detalhes que nunca havia percebido antes.
Nesse ponto você se tornou um seriador experto, entende as indiretas que acontecem dentro da série e é capaz de fazer teorias mirabolantes e inteligentes só porque um personagem olhou para o outro.
Nesse nível, você também, só de olhar alguns minutos do Seriado, sabe quem vai shippar no decorrer da série, Sabe quem tem chande de morrer, sabe quem os roteiristas gostam e de quem eles não gostam.
Nesse momento você pensa 10 vezes antes de shippar um casal, e pensa duas vezes antes de começar uma série nova.
No nível 9 você é capaz de reconhecer uma mulher grávida muitos episódios antes de ser anunciado a gravidez, seja por uma simples fala que ela disse no episódio X para o personagem Y ou porque uma ‘ inimiga’ dessa personagem sofreu um aborto, ou até mesmo ( o mais claro dos sinais) ela passou mal depois de tomar um banho de chuva.
Nível 10 – Aquele que você Sabe das Coisas. ( Vulgo : Seriador Expert)
Demorou anos para você chegar aonde está, demorou muito. Mas finalmente você está atingindo ao nível máximo. Você olha sua jornada com lágrima nos olhos. Tudo bem que agora você não sabe todas as siglas de todas as séries, ou que uma vez ou outra você perde uma estreia. Mas é nesse nível que você fica abraçado a suas poucas e queridas séries ( algumas que estão te acompanhando desde o pré-seriador)
Você não perdeu nenhum conhecimento, na verdade você ganhou.
Você ainda busca em toda Fall, Mid, Summer por séries nova, na esperança que encontra AQUELA, mas você ja passou por tanta coisa que é quase impossível superar suas expectativas, QUASE.
Nessa longa jornada é bem capaz de você ter perdido seu shippe favorito ( você era quase inexperiente quando começou a shippar eles, e não esperava por tais atrocidades) e seu coração agora não sofre tanto com os shippes que perdeu ou perderá.
Ser um seriador Expert e ter orgulho de si mesmo e de sua jornada.
Quando você chega a esse Nível você percebe que valeu a pena: Seriados te fizeram amadurecer, melhorar como pessoa, diminuir seu preconceito e si aceitar.
*  *  *  *  *  *
Há muito mais entre cada nível que eu não falei. Mas não se pode falar de tudo, afinal, muitas coisas só acontecem dentro da gente e varia de Seriador para Seriador.
O importante é que nós, seriadores, temos um único objetivo: Amar séries. Mesmo que as vezes haja briga entre fãs, shippes ou séries, isso é comum, afinal, sempre há brigas numa família.
Ser Seriador é um estilo de vida, o que aprendi com meus anos e minhas passagens de níveis como seriadora, vou levar para minha vida e eu espero nunca perder o gostinho de ver série, afinal, nada é tão bom quanto escutar a abertura de sua série e se afundar no mundo maravilhoso que ela criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!