Resenha - Golem & O Gênio de Helene Wecker

Comentários


Leveza, profundidade e reflexo dos maiores sentimentos humanos. Este é o melhor resumo do que te espera em Golem & o Gênio.

Que tal sair um pouco da mitologia grega/nórdica e se voltar para a cultura judaica e árabe numa fábula inesquecível? Helene Wecker conseguiu unir dois seres diferentes em sua natureza, mas com um único objetivo na vida: sobreviver e aprender a ser humano.





De um lado, a Golem Chava, criatura feita de barro trazida à vida por uma palavra, podendo ser destruída por outro verbo. Criada para atender aos desejos do seu dono, Chava se vê perdida no mundo após a morte daquele que a despertou, e deve se provar todos os dias, repleta de medo e apreensão, para não sucumbir aos pedidos desesperados dos humanos à sua volta nem deixar transparecer a sua verdadeira natureza. 

Cena de "O Golem: como ele veio ao mundo" de Weneger. (1920)
Do outro, um Djin chamado Ahmad. Preso por um feiticeiro há quase mil anos e libertado por acidente, Ahmad é um ser nascido das chamas que não consegue voltar à sua forma original por estar aprisionado num corpo humano por braceletes de ferro. Em sua ânsia de se ver livre de todas as privações humanas, ele tenta aprender um pouco com as pessoas ao seu redor, mesmo não aceitando as limitações da mente dos homens.


Arte de "Repeating Arms" - DeviantArt
Por fim, eles acabam se conhecendo. Uma criatura feita para servir e outra desejando liberdade plena. Eles precisam então se unir e combater suas próprias naturezas para enfim, encontrarem um lugar no mundo. 



Com uma escrita impressionante e detalhes incríveis, Helene vai aquarelando todo um universo à sua frente. O deserto nunca pareceu tão real, uma história que tem de tudo para ser um puro conto de fadas se torna concreto diante de seus olhos. Com amor, suavidade e diálogos ricos e inesquecíveis, você vai entrando e desvendando tudo o que a mente humana pode criar. 

Romance e magia nunca foram tão bem unidos, de forma a agradar qualquer tipo de pessoa. Com certeza é uma leitura que abre mentes e coração, deixando no fim, a vontade de nunca sair desse universo fantástico.

O livro em si é bem extenso e detalhado, tanto é que o encontro dos dois só acontece praticamente na metade do livro, mas existem tantas coisas permeando o ápice que você nem se preocupa e se deixa levar pelos pequenos acontecimentos que enriquecem ainda mais o Golem & o Gênio.


A autora, Helene Wecker
A Darkside acertou em cheio e o livro é lindo, por dentro e por fora, com capa dura e acabamento primoroso. Quem é fã de fábulas e mistérios mágicos com certeza não vai se arrepender, vai mesmo é ficar preso e sonhando com toda aquela magia beirando à realidade. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!