Resenha - Os 13 Porquês

Comentários





“Ola meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. Sem promessas de retorno. Sem bis. E, desta vez, sem atender aos pedidos da plateia. Espero que vocês estejam prontos, porque vou contar aqui a história da minha vida. Mais especificamente, por que ela chegou ao fim. E, se estiver escutando essas fitas, você é um dos motivos.”

Oi caros leitores, hoje trago para vocês a resenha de um dos livros mais desejados da minha estante. Procurei por várias livrarias e lojas online e sempre me deparava com a palavra “esgotado”, até que finalmente consegui comprar. E que compra maravilhosa, um dos livros mais chocantes, fascinantes e tensos que eu já li.

Mas sem enrolação, vamos para a resenha.

O livro é simples e direto. Hannah Baker é uma adolescente do ensino médio que comete suicídio, mas por quê? Qual o motivo para acabar com uma vida tão jovem? Ninguém sabia o motivo, muito menos Clay. Clay estudava no mesmo colégio que Hannah e alimentava uma paixão secreta por ela. O suicídio abalou Clay, mas nada se comparava com o que ele estava por saber.




Um dia em frente à porta de sua casa o carteiro deixou uma caixa de sapato sem remetente, dentro havia sete fitas cassetes, com todos os lados numerados de 1 a 13. Na mesma hora Clay pegou o rádio antigo do pai que possuía toca fitas e colocou a primeira fita com o lado escrito 1. O que ele ouviu o deixou chocado:

“Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo” (...) Espere aí! Isso está parecendo uma piada. Por que uma garota morta não mentiria? Resposta: Porque ela não pode mais falar!”

Sim, Hannah deixou 7 fitas, 13 gravações sobre 13 pessoas que de um jeito ou de outro tiveram culpa por Hannah ter cometido suicídio, 13 pessoas que não perceberam que estavam acabando aos poucos com a vida de uma jovem. Mas Hannah queria que eles soubessem, e queria que as 13 pessoas vissem que eles faziam parte de uma teia, que uma coisa levou a outra, que uma mentira levou a outra mentira, que sua vida não tinha mais solução, ou melhor, a solução era parar com a sua vida.


"Ninguém sabe ao certo o quanto impacto tem na vida dos outros. Muitas vezes não temos noção. Mas forçamos a barra do mesmo jeito”.

Amigos leitores esse livro é fantástico.
Tudo o que é possível e que acontece com bastante frequência nas escolas está sendo representado nesse livro. O bullying, as fofocas, as mentiras, a necessidade de popularidade e o machismo estão presentes nesse livro, e são retratados de uma forma tão intensa e ao mesmo tempo tão real que é impossível você não ficar revoltado com tanta injustiça.

“Eu precisava tirar uma folga... de mim mesma.”

A cada fita que Clay aperta o play, a cada segredo que Hannah revela sobre as pessoas que fizeram de sua vida um inferno você se emociona, sente raiva, medo, tristeza e angústia. Esse livro é uma mescla de sentimentos, e em certos momentos me peguei com os olhos marejados, não tem como segurar as emoções nessa leitura. É um livro que faz você refletir sobre como uma fofoquinha, uma pequena mentirinha vira uma bola de neve desenfreada e como tudo isso pode acabar com uma vida.


Esse livro precisa ser lido por todos, precisa ser refletido por todos.

Recomendo e recomendo mil vezes. A leitura flui extremamente bem e os capítulos são divididos conforme Clay vai mudando a fita. A capa do livro é maravilhosa, e a contracapa possui um mapa com marcações feitas pela Hannah para você seguir junto com a leitura, um detalhe maravilhoso e deixa o livro mais completo ainda. Jay Asher escreveu um livro de estreia perfeito.

E pra melhorar ainda mais, o livro vai ser adaptado para uma minissérie de 13 capítulos para o Netflix, e terá Selena Gomez como protagonista e produtora. Vai ser tiro, porrada e bomba e eu já estou ansiosa para essa estreia. 
E ai, quem já leu esse livro fantástico, o que acharam?

Um comentário:

  1. Oie! Tudo bem? <3

    Olha, já que você gostou de "Os 13 Porquês", é mais um motivo para conhecer "O Último Adeus".

    O livro vai sair em junho pela DarkSide Books. Fica a dica :) http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir

Valeu pelo comentário!