Especial Halloween - Livros de terror

Comentários


É com grande dor e sofrimento que escolho alguns livros para mais um especial de Halloween, afinal quem vos fala é aficionado na leitura desse gênero e é horrível indicar sem se sentir um traidor de outras grandes obras, por isso não vou enrolar muito e listarei rapidamente algumas obras que combinam muito bem com o Halloween. Lembrando que os livros não estão em ordem hierárquica, ou seja, nenhum é mais importante ou está em "primeiro lugar", ok?

Desde criança eu escolhia a categoria "terror e suspense" na biblioteca da escola e fui cada vez mais cativado, afinal são as histórias que realmente me deixam com vontade de ler mais e mais, tentando saciar essa sede das descobertas. A maioria dos livros citados aqui são dessa minha trajetória por esse mundo macabro, outras centenas poderiam ser citadas, mas tentei escolher um número maior de estilos e nuances do terror. 



LIVRO Nº 01 - SETE OSSOS E UMA MALDIÇÃO, de Rosa Amanda Strausz
CATEGORIA: Espíritos (apesar de ter contos que abordam outras categorias)

Um dos meus primeiros livros de terror e, posso afirmar, um dos mais marcantes. Literatura brasileira do gênero tem salvação sim! E essa salvação é demonstrada nos 11 contos que cercam a imaginação de Rosa Amanda Strausz. Um livro incrível, surpreendente e que vai te prender do começo ao fim. Se você se interessou, saiba um pouco mais clicando aqui







LIVRO Nº 02 - SOMBRAS DA NOITE, de Stephen King
Categoria: Humanos (apesar de ter contos que abordam outras categorias)

Fico imensamente triste de só colocar um livro do escritor do século, na minha opinião. O Rei do terror dispensa apresentações e, para não ser tão injusto, escolhi um dos livros que trazem uma coletânea de contos incríveis dele. Destaque para Jerusalem's Lot, Último Turno, Eu Sou o Portal, O Bicho-Papão, Massa Cinzenta, O Ressalto e As Crianças do Milharal. Sim, citei quase todos os contos do livro, me perdoem. 






LIVRO Nº 03 - CAIXA DE PÁSSAROS, de Josh Malerman
Categoria: Monstros

Não podia deixar de citar o livro que reacendeu a chama e a esperança no gênero do suspense. Caixa de Pássaros foi uma das leituras mais prazerosas do ano e que é um daqueles livros para se ler de uma vez só e diversas vezes. Se você quiser saber um pouco mais sobre o horror psicológico que é não poder enxergar nada com medo de ter um surto psicótico e se matar, leia nosso Diário 4S.






LIVRO Nº 04 - A PROFECIA, de David Seltzer
Categoria: Humanos

Outro livro que me fez embarcar de vez na literatura de terror, A Profecia é um clássico que deve ser lido por todos, afinal, nada mais macabro que ler a chegada do Anticristo na Terra. 










LIVRO Nº 05 - CORALINE, de Neil Gaiman
Categoria: Lugares

Já imaginou um livro "infantil" de terror? Pois é, esta é a história de Coraline! Não compare com o filme, apesar da animação ser bem esquisita, não se compara à grandiosidade de Neil Gaiman e das ilustrações bizarras de Dave McKean. Quantas crianças choraram no cinema quando fui assistir ao filme? Talvez todas, mas espero que elas não queiram ler o livro nem tão cedo... Se quiser saber mais, também temos resenha completa, basta clicar aqui






LIVRO Nº 06 - A ESTRADA DA NOITE, de Joe Hill
Categoria: Espíritos

Esse da lista é uma exceção curiosa. Eu particularmente não gostei do livro, porém por motivos de: complexo "filho" de famoso. O fato de querer comparar Joe com King me fez ficar cego em relação à história, mas todo mundo que conheço leu e adorou, por isso aqui vai a indicação de um livro que você vai gostar. Gosto de sinceridade e humildade, por isso indico sem medo uma obra da qual não sou fã acreditando na sua qualidade. Vale muito a pena a leitura.  







LIVRO Nº 07 - O CHAMADO DE CTHULHU E OUTROS CONTOS, de H. P. Lovecraft
Categoria: Monstros (apesar de ter contos que abordam outras categorias)

Clássico incontestável e leitura obrigatória! Não tem autor mais respeitado no mundo do terror.  A dica é a reunião dos seus maiores clássicos, como o conto que dá nome ao livro, Dagon e A Música de Erich Zann. 










LIVRO Nº 08 - 13 HISTÓRIAS QUE ATÉ A MIM ASSUSTARAM, de Alfred Hitchcock
Categoria: Lugares (apesar de ter contos que abordam outras categorias)

E por fim, mas não menos importante, um livro de Hitchcock que não é de Hitchcock. É isso mesmo, outro mestre do terror na nossa lista, mas dessa vez o livro não traz contos do cineasta, mas sim de autores que ele admira. Agora imagina só a qualidade dos contos, já que estamos falando do Alfred! Mérito especial para Uma Morte em Família de Miriam Allen deFord, Os Homens sem Ossos de Gerald Kersh (um conto que nunca na minha vida irei esquecer, li aos 13 anos e até hoje nunca deixei de lembrar de nenhum detalhe), As Duas Solteironas de E. Phillips Oppenheim e A Estrada para Mictlantecutli de Adobe James. 








E aí, gostou da lista? Quais desses você já leu? Quais obras você acrescentaria? Conta pra gente!




2 comentários:

  1. Oi Vinícius, como vai?
    Amei a sua lista de indicações, também sou apaixonada por livros deste gênero! rs
    Muitos da sua lista eu não conhecia, mas fiquei curiosa a respeito de vários!!! Fiquei com muita vontade de ler o livro "A profecia", vou procurar mais sobre ele.
    E que interessante, finalmente encontrei alguém que pensa a mesma coisa que eu sobre o livro A Estrada da Noite. haha

    Parabéns pelo post!
    http://www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, tudo ótimo por aqui :)
      Com certeza você vai adorar "A profecia", os clássicos realmente são muito bons e são a base de qualquer obra literária mais moderna.

      E que ótimo ter encontrado alguém que compartilha do meu pensamento sobre Joe Hill, pensei que eu era o único, tô bem mais aliviado agora, ahahaha. :)

      Muito obrigado pelo comentário!

      Excluir

Valeu pelo comentário!