Cinema 4S - Divertida Mente

Comentários



Alô galera de cowboy! Como anda a vida de vocês?
Hoje é dia de mais um Cinema 4S, infelizmente não saiu na estreia como de costume, mas aqui está nossa opinião sobre o filme mais ousado da Pixar em tempos: Divertida Mente!




Como eu já imaginava e tinha ouvido falar, o filme não é para crianças, especificamente. Tem coisas coloridas, alegria, diversão e piadas, porém a profundidade da mente que ele explora o deixa mais complexo e legal pros adultos também. 
Os personagens caricatos nos divertem: "Nojinho", dublado perfeitamente por Dani Calabresa, tem as frases prontas mais legais, enquanto a briga entre a "Raiva" e o "Medo" também tornam tudo mais leve. 


Como dito anteriormente, a profundidade do filme assusta. Com um roteiro totalmente baseado em estudos psicológicos, o longa explora os três níveis da consciência humana, além de passar pelo comportamento inerente e construído. 


A parte mais legal que achei também é a  mais "Sem noção" para alguns: o momento em que "Alegria" e "Medo", junto com o amigo imaginário de Riley, Bing Bong, a protagonista de onde as emoções são destrinchadas, entram no mundo dos sentimentos abstratos. Lá eles passam por algumas fases da abstração: anti-materialismo, geométrico, bidimensional... 



O filme, porém, peca pelo excesso. Ouvi um casal falar, ao sair do filme, que Divertida Mente de "divertido" não tem nada. Verdade. Quem acha que vai pro cinema ficar rindo atabalhoadamente com bonecos amarelos que não falam coisa com coisa além de "banana" está na sala errada. Vá para perceber, nos detalhes e no longo caminho que a alegria e o medo enfrentam para voltar à sala de comando da mente de Riley, como o cérebro funciona: seus esquecimentos, suas memórias, seus sentimentos e o misto de emoções que compõem o ser humano do jeito que ele é.


Legal também o modo como os sonhos são produzidos, além da exploração dos medos no subconsciente e o desfecho da história, onde percebemos que todas as emoções são importantes e de que até a tristeza faz parte de um complexo amoroso. 


Na cena pós-créditos mais uma passagem divertida: como funciona a mente de vários personagens secundários, sem esquecer dos animais! Até o cachorro e o gato (hilária reação felina) entram no clima dos "Inside Out", título original que surpresa! não é melhor que o título brasileiro.


Não mais importante, é bom falar também da marca registrada dos grandes filmes da pixar: o curta exibido antes do filme. Quem não lembra do globo de neve de Procurando Nemo? Curta fantástico que merecia um filme próprio? Pois bem, desta vez o pequeno filme conta a história de um vulcão solitário, que procura um grande amor. Todo musicado, "Lava" é simples, muito bonito e bem produzido, dando mais cor e brilho à composição da obra pixariana. 



Não deixe de assistir Divertida Mente! Uma aposta alta e que acertou em cheio, merecendo um cantinho junto com Toy Story e Procurando Nemo, além de outras grandes obras que marcam a nossa vida.



Já assistiu? Então conta pra gente o que achou!!



Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!