Manual do curioso - Steampunk

Comentários

Olá pessoa! Preparada para ler este texto sobre Steampunk? Prometo ser breve e claro! 
Esta matéria é indicada para aquelas pessoas que, como eu, não conheciam o Steampunk mas são bastante curiosas.

Bem, pra começo de conversa eu já conhecia o gênero há um tempo sim, porém nunca havia me aprofundado, mesmo morrendo de vontade de fazê-lo, esse mundo me seduz mesmo de longe. Vamos começar?





1. O Que é Steampunk?

O Steampunk é uma ramificação da Ficção Científica, que trata avanços tecnológicos numa pegada mais retrô, como se o futuro fosse parte do passado. Não entendeu? Calma.
Imagine que o Século XIX tivesse sido bem sucedido tecnologicamente, com gigantes navios voadores a vapor, máquinas superpotentes com peças enferrujadas e robôs com arquétipos retrôs. Isto é Steampunk!



2. Como Surgiu?

Ele surgiu aparentemente na década de 80, com Kevin Wayne e participação de Tim Powers e James Blaylock, que escreveram os primeiros romances Steampunk. Mas não pense que é só na literatura que esse gênero existe! No cinema, nos games e na música o Steampunk é bastante expressivo.


3. Quais são as principais características?

Linguagem culta e rebuscada de época, máquinas criadas a bronze, cobre, vapor e eletricidade, roupas com aparatos tecnológicos e visual retrô, armas potentes, relação homem - máquina, engrenagens, ferrugem... Tudo isso faz parte dessa tribo que vem ganhando muitos adeptos e que com certeza vai te conquistar também!


4. Por onde começar?

Futuramente trarei posts com um bom conteúdo para você começar a se interessar pelo gênero. Para que não precise esperar tanto até lá, vou indicar um livro, um game e um filme. O mais breve possível sai uma lista mais apurada já que se eu indicasse todos aqui, o post seria infinito, ok? Então vamos lá e até o próximo post sobre Steampunk!

LIVRO:
20.000 Léguas Submarinas - Julio Verne

Este clássico que deveria ser leitura obrigatória para todos narra as aventuras do Capitão Nemo, um enigmático e brilhante homem que construiu um submarino movido apenas a eletricidade e com ele dedicava-se a percorrer os mares, estudando e desbravando o fundo dos oceanos. 





GAME:

Final Fantasy

Essa série na qual eu sou viciado traz muito do Steampunk para os games. 
Lançada em 87 e perdura até hoje, a série criada por Hironobu Sakaguchi possui vários spins-off e 14 na versão original. Foi considerada uma evolução de enredo e trouxe um estilo de RPG muito bem aceito e que continua mesmo com os avanços gráficos. O primeiro game tem como objetivo reunir os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta e o último é a dizimação da sétima era umbral, que cobriu o mundo de trevas.


FILME:

As Loucas aventuras de James West (Wild Wild West)

Este filme que mistura Steampunk e comédia é uma boa para começar a curtir o gênero.  Desconsiderem esse título horrível, pelo amor de deus.

Sinopse: No Velho Oeste americano, James West (Will Smith), um herói da Guerra Civil Americana, e Artemus Gordon (Kevin Kline), um criativo inventor, são
 chamados pelo Presidente dos Estados Unidos Ulysses S. Grant para combater o Dr. Arliss Loveless (Kenneth Branagh), que pretende conquistar os Estados Unidos com suas máquinas modernas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!